Dom Odilo faz reflexão sobre iniciativas do Papa na pandemia

Pandemia

Vivemos um momento que a toda humanidade vive no medo e incertezas diante de um vírus que ameaça a vida, o coronavírus, causador da Covid-19. Diante desse cenário, o Papa Francisco tem sido “porta-voz” de Deus nestes tempos!

Em entrevista a jornalistas da Rede Aparecida de Comunicação, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, falou sobre as iniciativas do Papa Francisco durante a pandemia.

Veja alguns dos pontos destacados pelo Cardeal:

Encíclica Fratelli Tutti

Na Encíclica, Francisco quis reunir questões relacionadas com a fraternidade e a amizade social. No pano de fundo, há a pandemia da Covid-19.

“O Santo Papa fala a partir da essência da proposta do Evangelho, da fraternidade como forma de convivência humana. O Papa fala olhando para o mundo cada vez mais desigual, para o mundo que custa da dialogar, o mundo que rejeita o diferente, o pobre, que está cheio de discriminações, de preconceitos. O mundo que tem dificuldade de cuidar da natureza por falta de uma orientação mais fraterna, mais solidária”.

Ajuda aos mais pobres

O Papa Francisco, em sua mensagem de Páscoa Urbi et orbi (à cidade e ao mundo), pediu pela distribuição mundial justa de vacinas contra a Covid-19, criticando, ao mesmo tempo, aqueles que continuam a investir em armas durante a pandemia.

Dom Odilo comentou que o Papa está falando em nome da Igreja e que, em vários locais do mundo, a Igreja também faz este apelo através da sua ação pastoral.

.::: Papa Francisco: A voz da profecia em tempo de pandemia

Bênção Urbi et Orbi extraordinária

Dom Odilo comentou ainda sobre a bênção Urbi et Orbi extraordinária presidida pelo Papa em 2020, no átrio da Basílica de São Pedro, com a praça vazia, devido à atual pandemia de Covid-19.

Viagens do Papa na Pandemia

Francisco ficou cerca de 15 meses sem realizar viagens apostólicas devido à pandemia. Dom Odilo afirmou que, ainda assim, a Igreja continua em saída, utilizando outras formas de chegar até as pessoas, utilizando os meios de comunicação, internet e outros meios.

.::: A forte mensagem do Papa para o mundo pós-pandêmico

Telefone do Papa

O Cardeal Odilo Pedro Scherer recebeu uma ligação do Papa Francisco em maio de 2020. O Pontífice manifestou a sua solidariedade e proximidade às vítimas do novo coronavírus. Durante esta pandemia, o Pontífice ligou para outros arcebispos e bispos do Brasil, como também o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *