Você é gordinha? Você pode se vestir com modéstia e elegância!

Modas

Muitas mulheres gordinhas, quando adentram na caminhada da modéstia no vestir, têm dúvidas na hora de escolher ou encontrar uma roupa modesta para usar. Claro que nem tudo veste tão bem como para uma mulher mais magra, mas é totalmente possível se vestir com modéstia e elegância mesmo sendo gordinha.

Para que ninguém se sinta desmotivada, eu confesso que também tenho algumas dificuldades em combinar roupas e encontrar coisas que fiquem adequadas a mim, pois ganhei alguns quilinhos nestes últimos 3 anos. Como eu sei que há várias meninas que também têm dificuldades tanto quanto eu com relação a o quê usar, neste artigo vou dar algumas dicas para que você também possa ficar modesta e elegante, mesmo acima do peso!

Desta vez não vou usar fotos para ilustrar os tópicos, pois as que eu achei interessantes possuem direitos autorais, então resolvi fazer alguns desenhos apenas para ilustrar as descrições das dicas. Espero que sejam úteis e que vocês gostem!

1. Acerte na modelagem 

A modelagem para quem está acima do peso deve ser mais soltinha, sem muitos ajustes. Roupas ajustadas demais marcam o corpo e, com ele, as gordurinhas. Portanto, as blusas devem possuir uma leve folga. Com relação às saias e vestidos, as modelagens reta e evasê são as mais indicadas.

1.1. Modelagem blusa

As blusas devem possuir uma leve folga e não devem ter muitos ajustes para não marcar as gordurinhas salientes. Como a blusa fica soltinha, você pode usar um cinto, que pode ser fino ou médio, de couro ou mesmo de tecido, para marcar sua cintura caso sua barriga não seja muito saliente. Do contrário, evite cintos, ou use modelos de cintura alta, tipo batinhas (você pode ver um exemplo na Figura 9).

Figura 1 – Conjunto de saia e blusa com decote canoa e acessórios
Figura 1 – Conjunto de saia e blusa com decote canoa e acessórios.

1.2. Modelagem saia reta

Modelos retos são muito bons para quem está acima do peso, pois deixam a silhueta mais “esguia”. Porém, é importante ficar atenta a uma coisa: modelagens retas não devem ficar justas ou coladas; elas devem possuir uma pequena folga para não marcar o corpo e não ficarem imodestas. É importante mencionar que o modelo reto feito em comprimentos modestos exige uma fenda para que o andar não fique preso. Assim, para evitar que a perna apareça por entre a abertura, é necessário fazer uma fenda falsa, que é feita costurando um pedaço de tecido pregueado por baixo, tampando, assim, o buraco da fenda (se a fenda abre, o que se vê é apenas uma sanfoninha de tecido).

Figura 2 – Saia Modelagem Reta
Figura 2 – Saia Modelagem Reta.

1.3. Modelagem saia evasê ou “A”

O modelo evasê, ou também chamado “A”, pode ser feito com pences ou com recortes. Eu, particularmente, prefiro os modelos evasês com recortes, pois eles assentam melhor no corpo e a roda da saia fica mais homogênea e melhor distribuída.

Figura 3 – Saia Modelo Evasê com pences
Figura 3 – Saia Modelo Evasê com pences.
Figura 4 – Saia Modelo Evasê com recortes
Figura 4 – Saia Modelo Evasê com recortes.

1.4. Modelagem saia godê

O modelo godê também pode ser usado, desde que seja o godê simples aliado a um bom forro. Evite o godê duplo. O modelo godê nem sempre favorece todos os tipos de gordinhas (pois existem vários formatos de corpos) porque ele tende a marcar muito o quadril e as gordurinhas salientes por conta do próprio tipo de corte, que é feito no viés do tecido, ou seja, na diagonal. O tecido cortado no viés adere com muita facilidade às formas do corpo, especialmente àquelas partes que ficam em maior evidência, como quadril, bumbum e barriga.

Figura 5 – Saia Modelo Godê
Figura 5 – Saia Modelo Godê.

1.5. Cintura alta

Dê preferência a saias de cintura alta e a vestidos com recortes abaixo do busto. Estes tipos de modelagens ajudam a disfarçar a barriguinha saliente e fazem com que a roupa assente melhor no corpo sem marcar.

Figura 6 - Vestido com recorte abaixo do busto e decote V coberto.
Figura 6 – Vestido com recorte abaixo do busto e decote V coberto.

2. Acerte no comprimento 

2.1. Saias e vestidos

Meninas que estão acima do peso podem usar saias e vestidos de comprimento longo sem medo. Comprimentos mais curtos, como pela canela, também são bem-vindos! (Veja Figura 1 e Figura 6). Quanto a comprimentos mais curtos, por conta da modéstia cristã eles são totalmente desaconselháveis.

2.2. Blusas

Para as blusas, o comprimento adequado é até o quadril. Não use blusas/camisas de comprimento maior, senão você vai parecer muito mais gordinha do que realmente é (Veja Figura 1).

2.3. Mangas

Use sempre blusas com mangas, de preferência soltinhas e de comprimento pelo menos até o cotovelo, para esconder eventuais gordurinhas dos braços.

3. Quanto ao uso dos decotes 

Existem vários tipos de decotes, mas os mais comuns são o decote canoa, careca e em V.

3.1. Decote canoa (discreto)

O decote tipo canoa discreto, que fecha antes dos ombros e não muito longe do pescoço, pode ser um aliado a quem está acima do peso, pois proporciona integridade à parte de cima do corpo. É importante ficar atenta a uma regra importante para este tipo de decote: a alça do sutiã jamais deve aparecer. Se ela ficar visível nos extremos do decote, é sinal de que o tamanho do decote está além do ideal e, portanto, inadequado à modéstia cristã no vestir.

Figura 7 – Decote canoa.
Figura 7 – Decote canoa.

3.2. Decote careca

O decote careca também proporciona integridade à parte de cima do corpo, porém deve-se ter o cuidado de não cavar demais o decote. Lembremos que um decote modesto, de acordo com o Cardeal Sbaretti, não deve ultrapassar 2 dedos do poço da garganta (isso dá uma média de uns 3cm).

Figura 8 – Decote careca.
Figura 8 – Decote careca.

3.3. Decote em V (coberto)

Quanto ao decote V, o mundo da moda fashion adora aconselhá-lho, porém, este tipo de decote é impróprio para a modéstia cristã, uma vez que mostra o colo e parte dos seios. A menos que o decote V seja bem pequeno ou então tampado com outro tecido por baixo, não use. Na Figura 9 você pode ver um decote V coberto por um tecido por baixo. Cobri-lo desta forma garante a modéstia da blusa/vestido e a elegância no vestir.

Figura 9 - Decote V coberto.
Figura 9 – Decote V coberto.

4. Acerte na estampa

Estampas sempre nos causam dúvidas, não é verdade? Mas não há por que temer usá-las. Prefira sempre estampas pequenas. Quanto às listras, use somente as verticais (tanto estreitas quanto mais grossinhas – mas não muito), que alongam a silhueta.

5. Acerte nas cores

Quanto às cores, é aconselhável escolher as mais escuras, mas você pode usar cores claras também, porém, evite cores muito clarinhas ou muito “gritantes”. Tenha cuidado ao utilizar cores mais vivas, procure sempre o equilíbrio entre cores, peças e estampas. No caso das estampas, prefira motivos pequenos como já mencionado no item 4, porém com fundo escuro ou em tons médios e opacos.

6. Aposte em acessórios 

Bom, esta parte não tem muito segredo. Você pode usar brincos, colares, lenços, pulseiras, anéis, etc., mas dê preferência àqueles acessórios que alonguem seu visual e sua silhueta, como brincos esguios, colares compridos e finos (evite usar os que possuem pedras/enfeites muito largos). A Figura 1 traz um exemplo. E se você ama usar bolsas, prefira as médias. Evite usar bolsas pequenas ou muito grandes. Equilíbrio no visual é tudo!

Considerações finais…

É verdade que nem tudo fica bom para quem é mais gordinha, mas é totalmente possível combinar cores preferidas com modelagens certas de acordo com seu tipo de corpo. De qualquer forma, é possível se vestir com modéstia, sobriedade e elegância, mesmo com alguns quilinhos a mais!

Gostaria de finalizar dizendo que: cuidar da aparência é bom, aumenta nossa auto-estima, mas claro, isto deve ser feito sem exageros. Outro ponto importante: cuidar da saúde é algo bom e também é nosso dever. Então se você precisa emagrecer, consulte um nutricionista, um nutrólogo, faça exercícios e se cuide. É preciso desmistificar essa “crença” de que quem adentra no caminho da modéstia cristã passa a ser uma desleixada, mal cuidada, “acabada” (eu já soube de pessoas que já fizeram estes tipos de acusações!!!) e avessa a qualquer coisa que dê boa aparência e saúde. Isto não é verdade. Futuramente falaremos sobre alguns assuntos relacionados a isto aqui no blog.

Espero que as ilustrações tenham ajudado na compreensão das explicações!

Salve Maria Santíssima!!

 

Fonte: Mulhercatolica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *