Papa Francisco desmente rumores de conclave e fala sobre sua saúde

Sem categoria

O Papa Francisco dissipou os rumores de um novo conclave que aconteceria por causa de seu estado de saúde. Em 30 de agosto de 2021, a rádio espanhola católica COPE divulgou uma prévia da entrevista que fez com o Papa. A íntegra da entrevista exclusiva ao jornalista Carlos Herrera vai ao ar na quarta-feira, 1 de setembro.

O fato é que as especulações sobre o estado de saúde do Papa Francisco surgiram desde sua cirurgia de cólon, no início de julho. De lá para cá, o pontífice não concedeu nenhuma entrevista. No entanto, ele concordou recentemente em falar por uma hora e meia com a rede de rádio espanhola.

“Estou vivo”, disse o Papa Francisco em resposta à pergunta do jornalista Carlos Herrera sobre a recuperação do Santo Padre desde a cirurgia. Sobre as especulações da imprensa acerca da possibilidade de renúncia, o Bispo de Roma respondeu:

“Sempre quando um Papa está doente, corre uma brisa ou um furacão de conclave”.

Rumores de um conclave

Um artigo do jornal italiano Libero Quoditiano publicado em 23 de agosto anunciava – sem citar fontes – que o Papa “havia manifestado sua intenção de renunciar”. As razões apresentadas no artigo foram a saúde do Papa Francisco, enfraquecida por sua cirurgia de cólon, e sua idade. O Papa está se aproximando dos 85 anos, e Bento XVI tinha 85 quando renunciou.

Depois da reportagem do Libero Quoditiano, vários artigos surgiram, sugeriram a possibilidade e já começaram a discutir um próximo conclave. A entrevista concedida à rádio espanhola, portanto, é uma forma da Santa Sé apagar os boatos.

Continuando a se recuperar da operação, o Papa Francisco admitiu, em 27 de agosto, que ainda estava no estágio pós-operatório. Mesmo assim, retomou suas atividades normais. Em 12 de setembro, ele fará uma viagem de quatro dias para a Hungria e a Eslováquia.

 

 

https://pt.aleteia.org/2021/08/31/papa-francisco-desmente-rumores-de-conclave-e-fala-sobre-sua-saude/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *